Desafios das Artes: capacidades de criação Análise estrutural e processo de institucionalização na Universidade Nacional de San Juan

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

ilan kalierof

Resumo

No presente trabalho abordamos a criação artística como função institucional estatutária da Universidade Nacional de San Juan (UNSJ). Nesse sentido, a Arte como área disciplinar foi incorporada à estrutura institucional desde a fundação da universidade, embora a criação artística tenha continuado seu processo de institucionalização até o presente, buscando seu espaço no campo acadêmico provincial. Aqui pretendemos percorrer esse processo, colocando o foco analítico na identificação das lutas do campo, bem como visibilizando suas atuais capacidades institucionais e a relação com as funções de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, utilizamos o corpo teórico dos estudos sociais da ciência, somado ao vínculo com as categorias de pesquisa em Arte. Especificamente, propomos um estudo de duplo acesso: estruturalmente, recuperando a análise de indicadores do Manual Cuyo, bem como as vozes dos agentes, neste caso criadores artísticos da instituição.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
kalierof, ilan. (2024). Desafios das Artes: capacidades de criação. RevIISE - Revista De Ciencias Sociales Y Humanas, 23(23), 41-56. Recuperado de https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/reviise/article/view/918
Seção
Artículos

Referências

Algañaraz, V. (2019). Institucionalización y desarrollo heterogéneo de las capacidades científicas en la Universidad Nacional de San Juan, Argentina: una mirada de largo alcance (1973-2018). En Revista Brasileira de História da Ciência. V:12, pp. (19-38). https://www.sbhc.org.br/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=62
Azaretto, C. (2017) El trabajo del Artista, el trabajo del investigdor. En Azaretto, C. (Coord.) Investigar en Arte. Editorial de la Universidad de la Plata. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/109967/CONICET_Digital_Nro.c2da8a7f-196b-4d6b-bc9e-cfcdea3e34a3_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Beigel, F. (2018). Las relaciones de poder en la ciencia mundial. Un anti-ranking para conocer la ciencia producida en la periferia. En Revista Nueva Sociedad. Nº: 274, pp. (13-28). https://www.nuso.org/media/articles/downloads/TG.Beigel_274.pdf.
Beigel, F. y Bekerman, F. (2019) Culturas Evaluativas. Impactos y dilemas del Programa de Incentivos a Docentes-Investigadores en Argentina (1993-2018). Eds. CLACSO – IEC Conadu: Buenos Aires
Borgdorff, H. (2005). El debate sobre la investigación en artes. Amsterdam School of the Arts. https://www.researchcatalogue.net/profile/download-media?work=129470&file=129476
Bourdieu, P. (1995) Las Reglas Del Arte. Génesis Y Estructura Del Campo Literario. Editorial Anagrama. Barcelona. https://archive.org/details/bourdieu-pierre-las-reglas-del-arte.-genesis-y-estructura-del-campo-literario/page/n3/mode/2up
Cabana Bezpalov, E. (2020) El paradigma de la investigación en artes ¿debate o realidad? (pp. 122-128) Revista Index Nº9. Facultad de Artes. Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/114682/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
CECIC. (2020). Manual de Cuyo: Indicadores de circulación de conocimientos. Dimensión: Capacidades e interacciones en investigación. Mendoza: UNCuyo
De La Fare, M.; Rovelli, L. y Lenz, S. (2013). Un estudio exploratorio sobre los regímenes de carrera académica/docente en las Universidades Nacionales. VII Jornadas de Sociología. La Plata: UNLP http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/31348
Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes (s.f.) Instituto de Expresión Visual. http://www.ffha.unsj.edu.ar/?page_id=7860
Frayling, C. (1993/4). Research in Art and Design [Investigación en arte y diseño]. En Royal College of Art Research Papers, 1, (1). https://researchonline.rca.ac.uk/384/3/frayling_research_in_art_and_design_1993.pdf
García, F. (2005) La Universidad Nacional de San Juan y la Profesión Artística. Editorial EFFHA. UNSJ. San Juan.
Porras, Graciela (2003) "El Instituto Superior de Artes de San Juan, ISA, y su proyección educativa, 1960-1966". En: Cuadernos del CILHA, Año 3, no. 4-5, p. 186-195. https://bdigital.uncu.edu.ar/15340.
Quiroga Branda, P. (2017) El arte de la investigación. Consideraciones preliminares para la construcción del objeto de estudio en la investigación artística. En Azaretto, C. (Coord.) Investigar en Arte. Editorial de la Universidad de la Plata. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/109967/CONICET_Digital_Nro.c2da8a7f-196b-4d6b-bc9e-cfcdea3e34a3_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y
UNSJ (1994). La Universidad Nacional de San Juan. Su historia y proyección regional. Tomo II. San Juan: EFU.
Yonub, R. (2017) Prólogo. En Azaretto, C. (Coord.) Investigar en Arte. Editorial de la Universidad de la Plata. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/109967/CONICET_Digital_Nro.c2da8a7f-196b-4d6b-bc9e-cfcdea3e34a3_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y