A Perspectiva de Gênero na Pesquisa e no Ensino da Sociologia em San Juan: Uma Análise de Seus Inícios

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victoria Galoviche

Resumo

O presente artigo apresenta um percurso sobre os principais fatos e momentos que marcaram os inícios do trabalho sobre gênero na Sociologia de San Juan, especificamente no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de San Juan. O caminho trilhado pelos primeiros estudos de gênero e pelos atores envolvidos na província será reconstruído a partir dos relatos de uma entrevista realizada em agosto de 2024 com uma referência e pioneira dessa perspectiva na Sociologia sanjuanina, a Mg. Laura Ávila.


Laura nos oferece uma narrativa autobiográfica e, em cada passagem de sua vida, resgatam-se outras vozes e atores que contribuíram para a relevante tarefa de abrir o caminho para a abordagem de gênero.


Aos 60 anos da criação do curso de Sociologia na província de San Juan, torna-se de grande interesse e relevância recuperar os primeiros passos no trabalho com a perspectiva de gênero: uma sociologia crítica e reflexiva, que compreende as demandas e as lutas contra a desigualdade de gênero e as brechas daí resultantes, e que busca oferecer respostas a esses fenômenos prementes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Galoviche, V. (2025). A Perspectiva de Gênero na Pesquisa e no Ensino da Sociologia em San Juan: Uma Análise de Seus Inícios. "Tramas Sociales” Revista Del Gabinete De Estudios E Investigación En Sociología (GEIS), 7(7), 48-58. Recuperado de https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/tramassociales/article/view/1213
Seção
Artículos (para dossier y temáticas libres)
Biografia do Autor

Victoria Galoviche, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Lic y Prof. en Sociología. Magister en Políticas Sociales. Becaria Doctoral Cofinanciada CONICET-UNSJ. Miembro Comité Editorial Revista REVIISE. Instituto de Investigaciones Socioeconómicas. UNSJ.

Referências

Anigstein, M. S. (2020). Trabajo femenino y doble presencia como condicionante de las estrategias alimentarias familiares y los estilos de vida en hogares de Santiago de Chile. Cadernos de Saúde Pública, 36(9), e00199819.

Bolívar, A., Domingo, J., & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: La Muralla S.A.

Caravaca, E., Sánchez, M. S., & Blanco, A. (2019). Pioneras, Mujeres de la Sociología Argentina. Proyecto audiovisual. UBA.

García Sainz, C. (2021). Sociólogas fundadoras, la memoria oculta de la sociología. Revista Española de Sociología (RES), 30(2), a38, 1-21. ISSN: 1578-2824.

Hernández Morales, J., Atilano Morales, P., & Morales, C. (2018). Investigación biográfico-narrativa: posibilidad metodológica horizontal para el diálogo y encuentro con el otro. En Galindo, J. & Monsiváis, A. (Coords.), Teorías y metodologías de las ciencias sociales (Vol. XVII de Las ciencias sociales y la agenda nacional. Reflexiones y propuestas desde las Ciencias Sociales). México: COMECSO.

Lengermann, P., & Niebrugge, G. (2019). Fundadoras de la sociología y la teoría social 1830-1930. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.

León, M. (1996). Mujeres, género y desarrollo. En Guzmán, L. & Pacheco, G. (Comps.), Estudios Básicos de Derechos Humanos IV. San José: Instituto Interamericano de Derechos Humanos.

Murillo Arango, G. (2015). Narrativas de experiencia en educación y pedagogía de la memoria. Compilado por Gabriel Jaime Murillo Arango. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.

Pautassi, L. (2011). La igualdad en espera: el enfoque de género. Revista Lecciones y Ensayos, (89), 279-298.

Pino, M. J., et al. (2021). Fundadoras de la Sociología, investigación y ciencia con nombre de mujer. Fundación Centro de Estudios Andaluces (CENTRA) & Universidad Pablo de Olavide de Sevilla.

Santana, S., et al. (2021). Cuaderno de trabajo “La participación femenina en la Sociología clásica”. Universidad Nacional Autónoma de México.