Esquecimento e descarte. Reflexões etnográficas sobre as práticas arqueológicas de salvaguarda de tepalcates nas coleções do INAH
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
N
In this article I present some reflections on the conditions that enable mandates of forgetting and estrangement in the processes of safeguarding fragmentary archaeological pieces or tepalcates in Mexico based on the case of the Department of Comparative Archaeological Collections of the National Institute of Anthropology and History. Through an ethnography of this department and the narratives of the archaeologists who are members of the team I delve into the condition of impossibility and illegibility of certain pieces as well as the difficulties in the administration of official collections of archaeological projects in Mexico derived from the cumulative method of evidence, as a strategically incomplete “archaeological puzzle”. Thus, I propose some reflections on the forms of constitution of relations of forgetting and discarding on fragmentary archaeological materialities concentrated in this type of collections.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
-
Os autores mantêm os direitos de autoria e cedem à revista o direito de primeira publicação do trabalho, registrado sob a licença de atribuição Creative Commons, que permite que terceiros utilizem o que for publicado, desde que mencionem a autoria do trabalho e a primeira publicação nesta revista.
-
Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada nesta revista (por exemplo, inclusão em um repositório institucional), desde que indiquem claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
-
Os autores concedem a qualquer terceiro o direito de compartilhar e usar o artigo (para fins não comerciais), desde que os autores originais e a citação da versão publicada nesta revista sejam identificados.
Referências
Achim, Miruna; Deans-Smith, Susan y Rozental, Sandra (2023). Objetos en tránsito, objetos en disputa. Las colecciones del Museo Nacional de México. UAM-Unidad Cuajimalpa, División de Ciencias Sociales y Humanidades.
Agamben, Giorgio (2006). Homo Sacer. El poder soberano y la nuda vida. En Homo Sacer. Pre-Textos. https://doi.org/10.1515/9780804764025
Asado-Neira, David; Castillejo-Cuéllar, Alejandro; Díaz, Paola y Ruiz, Ivana Belén (2018). Materializando la desaparición: la singularidad de sus cosas. Oñati Socio-Legal Series, 1–15.
Chakrabarty, Dipesh (2022). Clima y capital: la vida bajo el antropoceno. Ediciones Mimesis.
Crespo, Carolina (2012). Espacios de “autenticidad”, “autoctonía” y “expropiación”: el lugar del “patrimonio arqueológico” en narrativas mapuches en El Bolsón, Patagonia Argentina. Cuadernos Interculturales, 10 (18), 31-61. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55223841003
Crespo, Carolina (2020). Hacer desde los fragmentos. Desplazamientos conceptuales y de sentido sobre las colecciones de expresiones, espacios y ancestros indígenas. En Ana Margarita Ramos y Mariela Eva Rodríguez (Eds.), Memorias fragmentadas en contexto de lucha. Teseo. https://www.teseopress.com/memoriasfragmentadas/chapter/hacerse-desde-los-fragmentos-desplazamientos-conceptuales-y/
Crespo, Carolina y María Alma Tozzini (2011). De pasados presentes: hacia una etnografía de archivos. Revista Colombiana de Antropología, 47 (1), 69–90.
De Pedro, Antonio E. (2014). Identidad y Nación en exhibición. La ciudad de México, siglos XIX y XX. Indiana, 31, 143–159.
Derrida, Jacques (1998). Espectros de Marx. El estado de la deuda, el trabajo del duelo y la nueva Internacional (Tercera ed). Editorial Trotta.
Flier, Patricia, y Daniel Lvovich (2014). Sobre los usos del olvido. Sus recorridos, sus dimensiones y las nuevas preguntas. En Patricia Flier y Daniel Lvovich (Eds.), Los usos del olvido. Recorridos, dimensiones y nuevas preguntas (pp. 9–24). Prohistoria Ediciones.
Gnecco, Cristóbal (2021). Patrimonialización como despojo: Tiempos otros y tiempos de otros. Melanges de La Casa de Velázquez, 51 (2), 319–324. https://doi.org/10.4000/MCV.15558
Gnecco, Cristóbal (2023). Las ruinas de los otros: extractivismo y alterización en el camino de los incas. En Cristóbal Gnecco y Mario Rufer (Eds.), El tiempo de las ruinas (pp.99-136). Universidad de los Andes-Universidad Autónoma Metropolitana.
Gorjón, María; Ciordia, Santiago y Segura, Leandro (2023). Políticas de las cosas. En Emmanuel Biset (Ed.), Arqueologías del porvenir (pp. 29–160). Universidad Nacional de Córdoba.
Haber, Alejandro F. (2010). Monumento y sedimento en la arquitectura del oasis. En El hábitat prehispánico. Arqueología de la arquitectura y de la construcción del espacio organizado (pp. 271–298). Universidad Nacional de Jujuy.
Haraway, Donna (2019). Seguir con el problema. Generar parentesco en el Chthuluceno (Helen Torres, Trad.). Consonni.
Ingold, Tim (2018). La vida de las líneas. (Ana Stevenson, Trad.). Ediciones Universidad Alberto Hurtado.
Jáuregui, Carlos A. (2020). Espectros y conjuras. Asedios a la cuestión colonial. Iberoamericana-Vervuert.
Jofré, Ivana Carina; Biasatti, Soledad; Compañy, Gonzalo; González, Gabriela; Galimberti, Soledad; Najle, Nadine y Aroca, Pablo (2008). La cayana: entre lo arqueológico y lo cotidiano. Tensiones y resistencias en las versiones locales del “patrimonio arqueológico” en el norte de San Juan. Relaciones de La Sociedad de Argentina de Antropología XXXIII, 181–208.https://www.saantropologia.com.ar/wp-content/uploads/2015/01/Relaciones%2033/07%20Jofre%20final.pdf
Jofré, Ivana Carina (2017). Una mirada crítica de los procesos de patrimonialización en el contexto megaminero. En José Robert (Ed.), Arqueología comercial. Dinero, alienación y anestesia (pp. 143–175). JAS Arqueología.
Jofré, Ivana Carina y Gnecco, Cristóbal (2022). Introducción: sobre patrimonio, despojo y violencia. En Carina Jofré y Cristóbal Gnecco (Eds.) Políticas patrimoniales y procesos de despojo y violencia en Latinoamérica, (pp. 9-19). Editorial UNICEN.
Mbembé, Achille (2020). El poder del archivo y sus límites. Orbis Tertius, 25(31). https://doi.org/10.24215/18517811e154
Molinares-Hassan, Viridiana y Orozco-Arcieri, Carlos Andrés (2020). Memoria colectiva, derecho al olvido y comisiones: análisis de experiencias comparadas. Juridicas, 17 (2), 72–89. https://doi.org/10.17151/jurid.2020.17.2.4
Navaro-Yashin, Yael (2013). Espacios afectivos, objetos melancólicos: la ruina y la producción de conocimiento antropológico. Bifurcaciones, 14. www.bifurcaciones.cl
Pollak, Michael (1989). Memoria, olvido, silencio. Revista Estudios HIstóricos, 2 (3), 3–15. https://www.comisionporlamemoria.org/archivos/jovenesymemoria/bibliografia
_web/memorias/Pollak.pdf
Ramírez Castilla, Gustavo A. (2023). Legislación mexicana del patrimonio arqueológico. Antropología. Revista Interdisciplinaria Del INAH, 47, 54–62. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/antropologia/article/view/19147
Rozental, Sandra (2010). La creación del patrimonio en Coatlinchan: ausencia de piedra, presencia de Tláloc. En Pablo Escalante Gonzalbo (Ed.), La idea de nuestro patrimonio histórico y cultural (pp. 341–361). CNCA.
Rufer, Mario (2016a). El patrimonio envenenado: una reflexión “sin garantías” sobre la palabra de los otros. En Frida Gorbach y Mario Rufer (Eds.) (In)disciplinar la investigación: Archivo, trabajo de campo y escritura (pp.85–113). Siglo XXI editores/Universidad Autónoma Metropolitana.
Rufer, Mario (2016b). Sobre memoria y exclusión en los usos del pasado. En Karina Bidaseca (Ed.), Genealogías críticas de la colonialidad en América Latina, África, Oriente (pp. 275–296.) CLACSO; IDAES. http://ow.ly/YcZnH
Rufer, Mario (2019). Estudios Culturales en México: notas para una genealogía desobediente. Ciências Sociais Unisinos, 55 (2), 174–192. https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.04
Sánchez Gaona, Laura (2012). Legislación mexicana de Patrimonio Cultural. Cuadernos Electrónicos [En Línea], 8, 57–74. https://pradpi.es/cuadernos/8/4__Laura_Sanchez_Ganoa.pdf
Svampa, Lucila (2020). La historia entre la memoria y el olvido. Un recorrido teórico. Pasado y Memoria. Revista de Historia Contemporánea, 20, 117–139. https://doi.org/10.14198/PASADO2020.20.05
Vázquez León, Luis (2003). El Leviatán arqueológico: Antropología de una tradición científica en México. CIESAS.
Villalobos Acosta, César (2014). Arqueología mexicana en guías de turistas: educación y pasatiempo. Anales de Antropología - UNAM, 48 (2), 41–74.
Sitios, páginas web y leyes consultados
Gobierno de México. (s.f.). Dirección de Estudios Arqueológicos. https://arqueologia.inah.gob.mx/publico/arqueologicos.php
Instituto Nacional de Antropología e Historia (2015). Lineamientos generales para el manejo, destino y depósito de monumentos arqueológicos muebles. https://www.normateca.inah.gob.mx/pdf/01472569726.PDF
Ley orgánica del Instituto Nacional de Antropología e Historia (2015). Por la cual se crea el Instituto Nacional de Antropología e Historia y por la que se establecen sus competencias. Nueva Ley publicada en el Diario Oficial de la Federación [D.O.F.] el 3 de febrero de 1939. Última reforma publicada [D.O.F.] 17 de diciembre de 2015. https://www.normateca.inah.gob.mx/doctos/sitios_interes/doc-1700252098.PDF
Ley Federal sobre Monumentos y Zonas Arqueológicos, Artísticos e Históricos (2018). Por la cual declara de utilidad pública, la investigación, protección, conservación, restauración y recuperación de los monumentos arqueológicos, artísticos e históricos y de las zonas de monumentos. Publicada en el Diario Oficial de la Federación [D.O.F.] el 6 de mayo de 1972. Última reforma publicada [D.O.F.] 16 de febrero de 2018. https://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/131_160218.pdf