Monumentalidade alternativa no movimento negro afro-mexicano do século XXI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Itza Amanda Varela Huerta

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar três questões em relação à população e herança negra- -afro-mexicana. A primeira dessas questões é considerar a arqueologia mexicana como disciplina aliada nas políticas de miscigenação do Estado no século XX com o apagamento da presença africana e afrodescendente na cultura material do passado mexicano. A segunda é observar os processos patrimoniais de diversas ações desses povos na atualidade. Por fim, pensar como esses dois elementos podem ser lidos no imaginário de outra arqueologia através da voz de Aydé Rodríguez, artista plástica afro-mexicana que, a partir de sua noção de história das vozes, discute a história e a materialidade dos povos pretos afromexicanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Varela Huerta, I. A. (2024). Monumentalidade alternativa no movimento negro afro-mexicano do século XXI. Memorias Disidentes. Revista De Estudios críticos Del Patrimonio, Archivos Y Memorias, 1(2), 160-179. Recuperado de https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/Mdis/article/view/monumentalidadalternativa-ItzaAmandaVarelaHuerta
Seção
Sección Académica
Biografia do Autor

Itza Amanda Varela Huerta, Universidad Autónoma Metropolitana - Xochimilco. ivarela@correo.xoc.uam.mx

Professora-pesquisadora do Departamento de Educação e Comunicação da UAM-Xochimilco. Entre 2020 e 2023, foi professora-pesquisadora no Centro de Estudos de Gênero do El Colegio de México. Doutora em Ciências Sociais pela Universidad Autónoma Metropolitana-Unidad Xochimilco; Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México e Bacharel em Comunicação Social pela UAM-X. Entre 2018 e 2020, foi pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social- Pacífico Sur, na cidade de Oaxaca. Foi professora na UABJO, CIESAS, El Colegio de México e UACM. Colaborou profissionalmente como editora e repórter no jornal mexicano La Jornada, entre 2005 e 2012, e no Centro de Direitos Humanos Miguel Agustín Pro Juárez como estrategista de comunicação de direitos humanos. Sua pesquisa se concentra em várias formas de racismo, processos políticos negros afro-mexicanos, feminismos, estudos culturais e crítica pós-colonial. Ela é membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do Conacyt, nível I. Suas publicações mais recentes incluem Género, racialización y representación: apuntes para el análisis de productos audiovisuales en el México contemporáneo (2022, Revista Estudios Sociológicos, Colmex), Mujeres y movimiento negro afromexicano a través de la historia de vida (2021, Revista Estudos Feministas) e o livro Tiempo de Diablos: Usos del pasado y de la cultura en el proceso de construcción étnica de los pueblos negros-afromexicanos (CIESAS, 2023). Atualmente, ela está pesquisando a relação entre produtos audiovisuais, gênero e racismo no México contemporâneo, especificamente em novelas mexicanas e filmes feitos por mulheres indígenas e negras afromexicanas.

Referências

Aguilar Gil, Yásnaya (2018). “Nunca más un México sin nosotros”. La Social. http://www.catedrainterculturalidad.cucsh.udg.mx/sites/default/files/NuncaMas.pdf

Aguirre Beltrán, Gonzalo ([1946) 1992). Cuijla, esbozo etnográfico de un pueblo negro. Fondo de Cultura Económica.

Alberro, Solange. (1979). Negros y mulatos en los documentos inquisitoriales: rechazo e integración. El trabajo y los trabajadores en la historia de México. El Colegio de México, Universidad de Arizona.

Alegría, Luis; Acevedo, Pía y Rojas, Carlos (2018). Patrimonio cultural y memoria. El giro social de la memoria. Revista Austral de Ciencias Sociales 34, 21-35.

Bennett, Herman (2009). Colonial blackness. A history of Afro-Mexico. Indiana University Press.

Bidaseca, Karina (2011) Mujeres blancas buscando salvar a mujeres color café: desigualdad, colonialismo jurídico y feminismo postcolonial Andamios. Revista de Investigación Social 8(17), 61-89.

Buenahora, Giobanna (2018). Experiencias silenciadas: breves apuntes sobre la cocina afromexicana. Diario De Campo 4, 74-85.

Cardona, Héctor (2016). De la materialidad del pasado a la legitimación del presente: arqueología y patrimonio. Relaciones. Estudios de Historia y Sociedad 37 (148), 41-61.

Castañeda, Rafael (2012). Piedad y participación femenina en la cofradía de negros y mulatos de San Benito de Palermo en el Bajío novohispano, siglo XVIII. Nuevo Mundo Mundos Nuevos.

Díaz Casas, María Camila (2015). In Mexico you could be free, they didn´t care what color you was: afrodescendientes, esclavitud y libertad en la frontera entre México y Estados Unidos, 1821-1865. [Tesis de doctorado no publicada, Escuela Nacional de Antropología e Historia].

Gómez, Fernando (2007). Análisis del desarrollo disciplinar de la arqueología mexicana y su relación con el patrimonio arqueológico en la actualidad. Cuicuilco 14(41), 219-241.

Hale, Charles (2005). Neoliberal multiculturalism Political and legal. Anthropology Review, 28 (1), 10-19.

Hernández, Judith y Moreno, Blanca Rosa (2014). El trabajo esclavo en San Juan de Ulúa durante el siglo XVI. En Emiliano Gallaga (Ed.), ¿Negro?… No, moreno… Afrodescendientes y el imaginario colectivo en México y Centroamérica, (pp. 137-166). Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas.

Hoffmann, Odile (2006). Negros y afromestizos en México: viejas y nuevas lecturas de un mundo olvidado. Revista Mexicana de Sociología 68(1), 103-135.

Juárez, Nahayeilli (2017). El trecho recorrido. Cátedra UNESCO INAH-CIESAS. Afrodescendientes en México y Centroamérica: reconocimiento, expresiones y diversidad cultural.

Ichan Tecolotl. 382 (35). https://ichan.ciesas.edu.mx/el-trecho-recorrido/#:~:text=En%20el%20marco%20de%20esta,Yanga,%20Veracruz%20(2017).

Lara, Gloria (2010). Una corriente etnopolítica en la Costa Chica, México (1980-2000). En Odile Hoffmann (Ed.), Política e identidad. Afrodescendientes en México y América Central, (pp. 307-334). Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos.

Lewis, Laura (2012). Chocolate and corn flour: history, race, and place in the making of “black” Mexico. Duke University Press.

Naveda, Adriana (1979). La lucha de los negros esclavos en las haciendas azucareras de Córdoba en el Siglo XVIII. Anuario II, 76-85.

Machuca, Jesús Antonio (2023). Raza, nación e ideología del mestizaje en México. Antropología. Revista Interdisciplinaria Del INAH, (45), 42-51. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/antropologia/article/view/19203

Mantilla, Johana (2016). Arqueología y comunidades negras en América del Sur: problemasmy perspectivas. Vestígios 10 (1), 15-35.

Marcus, G. E. (2018). Etnografía Multisituada. Reacciones y potencialidades de un Ethos
del método antropológico durante las primeras décadas de 2000. Etnografías Contemporáneas,
4(7).https://revistasacademicas.unsam.edu.ar/index.php/etnocontemp/article/
view/475

Martínez Montiel, Luz María (1992). Afroamérica crisol centenario. En José Andrés-Gallegom(Ed.), Tres grandes cuestiones de la historia de Iberoamérica (pp. 9-44). Fundación MAPFRE.

Masferrer León, Cristina (2013). Muleke, negritas y mulatillos. Niñez, familia y redes sociales de los esclavos de origen africano de la Ciudad de México, INAH.

Moedano, Gabriel y Pérez, Emma (Eds.) (1992). Aportaciones a la investigación de archivos del México colonial y a la bibliohemerografía afromexicanista. INAH.

Moreno Figueroa, Mónica Gabriela (2022). Entre confusiones y distracciones: mestizaje y racismo anti-negro en México. Estudios Sociológicos De El Colegio De México, 40, 87-118. https://doi.org/10.24201/es.2022v40.2084
Motta, Arturo (2006). Tras la heteroidentificación. El “movimiento negro” costachiquense y la selección de marbetes étnicos. Dimensión Antropológica 13(38), 115-150.

Rufer, Mario (2014). La comunidad melancólica: etnicidad, patrimonio comunitario y memoria en México. KLA Working Paper Series, No. 12, 1-23. https://kompetenzla.uni-koeln.de/sites/fileadmin2/WP_Rufer.pdf

Ortega León, Víctor (2020). Líneas imaginarias. Arqueología, Nacionalismo y el Norte de México, Secretaría de Cultura. Instituto Nacional de Antropología e Historia.

Quecha, Citlali (2015). La movilización etnopolítica afrodescendiente en México y el patrimonio cultural inmaterial. Anales de Antropología 49(2), 149-173.

Varela Huerta, Itza Amanda (2022). Afroméxico: narraciones sobre esclavitud y mestizaje entre activistas negros-afromexicanos de la Costa Chica, Oaxaca. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica 23 (1), 218-243.

Varela Huerta, Itza Amanda (2023a). Tiempo de diablos: usos de la cultura y el pasado en el proceso de construcción étnica de los pueblos negros afromexicanos. CIESAS.

Varela Huerta, Itza Amanda (2023b). Black women’s epistemological contributions: Afro-Mexican women in the twenty-first century. En Christen Smith y Lorraine Leu (Eds.), Black feminist constellations. Dialogue and translation across the Americas, (pp. 80-95). University of Texas Press.

Vázquez, Luis (1996). El leviatán arqueológico. Antropología de una tradición científica en México. CIESAS.

Velázquez, María Elisa (2013). Informe sobre el Patrimonio Cultural Inmaterial (PCI) afrodescendiente: México. En Salvaguardia del patrimonio cultural inmaterial de los afrodescendientes en América Latina, vol. 2, (pp. 128-177). CRESPIAL.

Vinson, Ben y Vaughn, Bobby (2004). Afroméxico, el pulso de la población negra en México: una historia recordada, olvidada y vuelta a recordar. Fondo de Cultura Económica.

Villaseñor Alonso, Isabel, & Zolla Márquez, Emiliano (2012). Del patrimonio cultural inmaterial o la patrimonialización de la cultura. Cultura y representaciones sociales, 6 (12), 75-101.
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-81102012000100003&ln
g=es&tlng=es

Wesp, Julie (2014). Bodies of Work: Organization of Everyday Life Activities in Urban New Spain. [Tesis de doctorado, University of California-Berkeley].

Sitios web, diarios y otros archivos consultados

Andrés Manuel López Obrador (16 de diciembre de 2023). La danza de los diablos. [Archivo de video] Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=IIQfU7N84gw

Centro Cultural Cimarrón (4 de junio de 2024). ¡Quiénes somos? Centro Cultural Cimarrónhttps://centroculturalcimarron.blogspot.com/search/label/QUI%C3%89NES%20SOMOS

Juárez Huet, Nahayeili (4 de junio de 2024). El trecho recorrido. Cátedra UNESCO INAH-CIESAS. Afrodescendientes en México y Centroamérica: reconocimiento, expresiones y diversidad cultural. Ichan tecolotl. https://ichan.ciesas.edu.mx/el-trecho-recorrido/