De Germani a Bourdieu. Origens, Escolas e Transformações Teórico-Epistêmicas no Processo Acadêmico do Curso de Sociologia de San Juan (1965–2018)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

María Beatriz Arnedillo
José María Carelli
Gómez, Nancy Gómez

Resumo

Para compreender a configuração particular que assume o processo de institucionalização do curso de Sociologia, utilizam-se como referenciais empíricos os trabalhos finais de graduação. A partir de sua análise, busca-se evidenciar como as condições de construção do conhecimento na licenciatura em Sociologia são determinadas pelos diferentes graus de diferenciação e especificação alcançados pela sociologia acadêmica local.


Reconstruir o processo de configuração histórica do curso, abordando o conhecimento acadêmico produzido nos trabalhos finais de graduação da licenciatura em Sociologia da Universidade Nacional de San Juan, desenvolvidos entre 1965 e 2018, constitui o objetivo central deste artigo, que se concentra no desenvolvimento particular dos enfoques teórico-epistêmicos.


Metodologicamente, a análise em continuidade histórica possibilita a compreensão da totalidade do processo de institucionalização da sociologia no âmbito universitário da província e permite examinar as mudanças nas continuidades e as continuidades nas mudanças.


Referimo-nos à sua persistência e permanência diante das transformações como figuração histórica, como tramas de interdependências, com um relativo equilíbrio de poder no interior e em relação ao poder. Ainda que apresente conflitos, tensões, rupturas e mudanças, o processo continua na senda da construção a partir das lógicas concretas do campo acadêmico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Arnedillo, M. B., Carelli, J. M., & Gómez, G. N. (2025). De Germani a Bourdieu. Origens, Escolas e Transformações Teórico-Epistêmicas no Processo Acadêmico do Curso de Sociologia de San Juan (1965–2018). "Tramas Sociales” Revista Del Gabinete De Estudios E Investigación En Sociología (GEIS), 7(7), 96-114. Recuperado de https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/tramassociales/article/view/1229
Seção
Artículos (para dossier y temáticas libres)

Referências

Achilli, E. (2005). Investigar en Antropología Social. El desafío de transmitir un oficio. Rosario: Laborde Libros Editor.

Aguiar, M. (2000). Ritos de pasaje en la Universidad. El caso del Departamento de Sociología- FACSO-UNSJ. Tesis Final de Grado bajo la Dirección de María del Carmen Goldberg. Agosto, 2000. UNSJ-FACSO.

Ansaldi, W., & Giordano, V. (2016). América Latina. La construcción del orden. Tomo I. Buenos Aires: Ariel.

Arnedillo, B. (2022). Medio Siglo de la carrera de Sociología en San Juan. Un abordaje desde los Trabajos Finales de Grado. 1965 – 2018. Tesis de Grado. Departamento de Sociología, FACSO. UNSJ.

Bazán, L. (2000). Una nueva mirada a la práctica docente de sociología en la UNSJ. Trabajo de Grado bajo la dirección de María Goldberg para aspirar a la Licenciatura en Sociología en la FACSO-UNSJ.

Blanco, A. (2006). Razón y modernidad. Gino Germani y la sociología en la Argentina. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Blois, J. P. (2018). Medio Siglo de Sociología en la Argentina: ciencia, profesión y política: 1927-2007. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Eudeba.

Bourdieu, P. (1988). La Distinción. Crítica social del juicio. Trad. de M. C. Ruiz de Elvira. Madrid: Taurus.

Bourdieu, P. (2001). Poder, derecho y clases sociales. Bilbao: Editorial Desclée De Brouwer.

Bourdieu, P., & Wacquant, L. (1995). Respuestas para una Antropología Reflexiva. México: Editorial Grijalbo.

Carelli, J. (2018). Entrevista a la Lic. Cristina Wehbe y a la Lic. Alicia Russo. Revista Tramas Sociales. Departamento de Sociología, FACSO-UNSJ.

Carrera, C. (2019). Las asociaciones profesionales de sociología en Argentina y las disputas por la “profesión”. Revista Temas Sociológicos, (25), 87–112. ISSN 0719-6458.

Corbetta, P. (2007). Metodologías y técnicas de Investigación Social. Edición Revisada. Madrid: McGraw Hill.

Corcuff, P. (2015). Las nuevas sociologías. Principales corrientes y debates, 1980-2010. Buenos Aires: Siglo XXI.

Elias, N. (1994). Civilización y violencia. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, (65), enero-marzo.

Elias, N. (1995). Sociología Fundamental. Barcelona: Editorial Gedisa.

Elias, N. (1998). La civilización de los padres y otros ensayos. Santa Fe de Bogotá: Grupo Editorial Norma.

Elias, N. (1999). Compromiso y Distanciamiento. Barcelona: Ediciones Península.

Elias, N. (2016). El proceso de la civilización: Investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. 4ª edición. Pref. de Gina Zabludovsky; trad. de Ramón García Cotarelo. México: FCE.

Giordano, V. (2011). Alegato a favor de una Sociología Histórica Comparada para América Latina. Trabajo y Sociedad, Núcleo Básico de Revistas Científicas Argentinas del CONICET, (17), vol. XV, invierno 2011, Santiago del Estero, Argentina. ISSN 1514-6871.

Goldberg, M. (2009). Sociología e historia. Una mirada sociohistórica. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires.

Goldberg, M., Henríquez, M., Gómez, N., Castilla, L., & Storni, M. (2003). Informe final proyecto “Mutaciones de la identidad universitaria. El caso de la Universidad Nacional de San Juan”. CICITCA. Universidad Nacional de San Juan.

Gómez, N. (2016). La indisoluble unidad de la teoría y la empiria en el análisis procesual. Jornadas Nacionales de Investigación en Ciencias Sociales de la UN Cuyo, Mendoza, Argentina.

González, H. (Comp.). (2000). Historia crítica de la sociología argentina. Los raros, los clásicos, los científicos, los discrepantes. Buenos Aires: Ediciones Colihue Universidad.

Koyré, A. (1997). Estudios de historia del pensamiento científico. Citado en Gómez, N. & Mestre, T. (2005). Contexto histórico de las ciencias sociales. En Manual para aspirantes a las carreras de la FACSO 2005. Departamento Ediciones y Publicaciones. FACSO-UNSJ.

Kuhn, T. (1971 [2004]). Las Estructuras de las revoluciones científicas. 2ª edición. México: Fondo de Cultura Económica.

Mini, S., Radicetti, M., & Soler, L. (2019). El Surgimiento de la Sociología en San Juan: la sociología académica e institucionalizada. 3° Congreso Nacional de Sociología, AAS-UNSJ, San Juan.

Pereyra, D. (2017). Notas sobre la crisis de la sociología argentina. Formación y desarrollo profesional en cuestión. Revista de la Carrera de Sociología, 7(7), 96-129. ISSN 1853-6484.

Sidicaro, R. (1993). Reflexiones sobre la accidentada trayectoria de la sociología en la Argentina. Cuadernos Hispanoamericanos, 517-519.

Smelser, N., & Warner, R. (1982). Teoría Sociológica. Análisis histórico y formal. Madrid: Espasa-Calpe.

Vasilachis, I. (2007). El aporte de la epistemología del sujeto conocido al estudio cualitativo de las situaciones de pobreza, de la identidad y de las representaciones sociales. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 8(3), Art. 6. Disponible en: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/rt/printer-Friendly/290/63